
Acarajé Filmes
QUEM FAZ A ACARAJÉ

Roteirista e Diretora
Urânia Munzanzu
Urânia é mulher negra, sapatão , nascida e criada no pelourinho, em Salvador-Bahia. Cineasta, roteirista, poeta e produtora. Mestre em antropologia pela UFBA, fundadora da Frente Marginal de Arte Negra e CEO da Acarajé Filmes. Produz narrativas transatlânticas, passando pelo Brasil, Caribe e África com foco em raça, gênero e política de mulheres negras. Tem se dedicado a desenvolver e conceituar o “cinema de cozinha”, um método que desenvolveu para ancorar os anseios políticos e estéticos do cinema negro que produz.

Diretor de Fotografia
Maoma Faria
Sócio fundador da Acarajé Filmes, Francisco Faria, mais conhecido como Maoma acumula mais de 20 anos de experiência no campo audiovisual e busca sempre estar atento à evolução da arte do movimento de câmera. Nascido e criado no audiovisual, filho do cineasta Lázaro Faria, iniciou aos 15 anos como assistente de câmera e construiu sua reputação trabalhando em campanhas políticas, publicidade, cinema, séries televisivas, vídeos musicais e filmes cooperativos.
Assinando a direção de fotografia de campanhas políticas, publicidade, cinema e obras seriadas no Brasil e no exterior Europa, África e EUA. Como operador de câmera e Steadicam colaborou em projetos na Rede Globo/ Globoplay Netflix/Amazon Prime/ Disney entre outros.
É diretor de fotografia de “O Primeiro Beijo” e “Mulheres Negras em Rotas de Liberdade”.